quinta-feira, 5 de abril de 2012

MAX WEBER 1/2

                                            
1) Qual a importância de Max Weber para as ciências sociais?

Primeiro, é importante destacar o fato de Max Weber ter crescido em uma família com estudos, o que o possibilitou possuir senso crítico e o levou a estudar diversas áreas do conhecimento. Com isso, em uma época em que se iniciavam as disputas acerca da metodologia das ciências naturais, Weber se destacou. Fez estudos também na Sociologia da Religião. Associou o surgimento do capitalismo ao nascimento e desenvolvimento do Protestantismo. Além disso, conceitualizou Ação Social:" todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas". Participou da direção de uma das publicações de ciências sociais alemã de maior destaque. Além disso, publicou os seguintes ensaios:

-um sobre a objetividade nas ciências sociais e a primeira parte de "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", que se tornaria sua obra mais conhecida e é de fato fundamental para as ciências sociais;

- dois sobre a Rússia: "A Situação da Democracia Burguesa na Rússia" e "A Transição da Rússia para o Constitucionalismo de Fachada";


Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/max-weber.jhtm
http://www.algosobre.com.br/sociofilosofia/acao-social.html


2) Como Weber tratava os julgamentos de valor e o saber empírico?

Weber  acreditava ser preciso saber distinguir entre os julgamentos de valor e o saber empírico. O saber empírico nasce de necessidades e considerações práticas historicamente colocadas, na forma de problemas, ao cientista cujo propósito deve ser o de procurar selecionar e sugerir a adoção de medidas que tenham a finalidade de solucioná-los. Já os julgamentos de valor dizem respeito à definição do significado que se dá aos objetos ou aos problemas. O saber empírico tem como objetivo procurar respostas através do uso dos instrumentos mais adequados (os meios, os métodos). 


Fonte: 
QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, M.L; OLIVEIRA, M.G -  “Um toque dos clássicos – Marx, Durkheim e Weber”, UFMG, 2ª edição, 2003. 


3) Para Weber, o que é objetividade?

"Sempre que um homem da ciência permite que se manifestem seus próprios juízos de valor ele perde a compreensão integral dos fatos" (Ciência e política: duas vocações. Weber. Martin Claret, 2001 p. 47).

Max Weber, autor de, dentre outras obras, “A ‘objetividade’ do conhecimento nas ciências sociais“ um dos grandes clássicos no estudo das ciências sociais do século XX, procura questionar, nesta obra, a objetividade no que tange o conhecimento cientifico; Weber coloca, a idéia de objetividade em questão.
A escolha do objeto deve ser determinada pelo interesse do pesquisador, ou seja, movida pela paixão. O pesquisador deve gostar do que pesquisa; porém, o mesmo não pode ‘cegar-se’ pela paixão, sua pesquisa deve ser movida racionalmente. A escolha do objeto é subjetiva, porém o processo do conhecimento científico deve ser objetiva. Nota-se aqui que, de certa forma, Weber muda a concepção de objetividade baseada na distinção entre objetivo e subjetivo, adotando uma posição com base na distinção entre juízo de fato (sentença sobre aquilo que é) e juízo de valor (sentença sobre aquilo que deve ser).


Fonte: 
http://teoriadasciencias.blogspot.com.br/2009/11/objetividade-de-weber.html


4) Weber acredita na objetividade do conhecimento?

Para Weber, não existe ciência livre de pressuposições tampouco validade do conhecimento científico retirando-se as pressuposições deste conhecimento. Ou seja, não existe conhecimento que não tenha atrelado algum juízo de valor, o que não deve ocorrer, segundo Weber.
Weber confirma que ao cientista cabe apenas mostrar a necessidade de escolha e as consequências prováveis de cada escolha, mas não qual deve ser a escolha. É possível verificar, portanto, uma tensão entre objetividade e juízo de valor. Para Weber, o mundo dos valores não pode permear na atividade dos cientistas. As ciências não podem julgar os valores; cabe a política esse assunto. 


5) O que são tipos ideias?

"Tipo ideal ou tipo puro é um termo comumente associado ao sociólogo Max Weber (1864-1920). Na concepção de Weber é um instrumento de análise sociológica para o apreendimento da sociedade por parte do cientista social com o objetivo de criar tipologias puras, destituídas de tom avaliativo, de forma a oferecer um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, dentre outros.
Uma das principais características do tipo ideal não é o fato de que não corresponde à realidade, mas pode ajudar em sua compreensão, estabelecido de forma racional, porém com base nas escolhas pessoais anteriores daquele que analisa. É então um conceito teórico abstrato criado com base na realidade-indução, servindo como um "guia" na variedade de fenômenos que ocorrem na realidade; por se basear na indução, dá "ênfase na caracterização sistemática dos padrões individuais concretos (característica das ciências humanas) opõe a conceituação típico-ideal à conceituação generalizadora, tal como esta é conhecida nas ciências naturais", fazendo oposição ao método comparativo dos positivistas como Émile Durkheim."


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tipo_ideal


Publicado por: Caio, Karina, Elton, Amanda


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